sábado, 17 de outubro de 2009

Demasiado humano

"Porque nós não sabemos tudo, pois não? Toda a gente sabe... é a banalização do saber! O que faz as coisas acontecerem da maneira que acontecem? O que está subjacente à anarquia da sequência dos acontecimentos, às incertezas, às contrariedades, à desunião, às irregularidades chocantes que definem os assuntos humanos? Ninguém sabe, Roux!!! Essa postura-anã de que "toda a gente sabe" é a invocação do lugar-comum e o inimigo da banalização da experiência, e o que se torna tão insuportável é a solenidade e a noção de AUTORIDADE que as pessoas sentem quando exprimem o lugar-comum... O que nós sabemos, de um modo que não tem nada de lugar-comum, é que ninguém sabe coisa nenhuma. Não podemos saber nada. Mesmo as coisas que sabemos, não as sabemos. Intenção? Motivo? Consequência? Significado? É espantosa a quantidade de coisas que não sabemos. E mais espantoso ainda é o que passa por saber/ sem se saber..."
[Philip Roth, in "A Mancha Humana"]
"Vinte séculos inteiros e completos e não inventaram uma explicação do sofrimento; sofre-se em comparação com o que é "não sofrer", e nenhum homem saudável quer ser educado previamente para o que é mau... Já não se treina a resistência à dor: evita-se, sim, a mistura com essa 'coisa' repelente..."
[Gonçalo Tavares, in "A Máquina de Joseph Walser"]
"O hábito de me recolher a mim mesmo acabou por me tornar imune aos males que me acossam, e quase me fez perder a memória deles... Desse modo, aprendi com base na minha própria experiência que a fonte da felicidade reside dentro de nós e que não está no poder das coisas e dos homens fazer com que fique realmente desgostosa uma pessoa determinada a ser feliz. Por anos desfrutei regularmente de alegrias interiores que só almas gentis e afetuosas dividem numa vida de suavidade, contemplação e paz..."
[Jean-Jacques Rousseau, in 'Caminhante Solitário']
***
Bonjour meus queridos, desculpe a correria e a demora, adorei vê-los nos coments, mercí, thanks, obrigadaaa... E gente, voces nadam num silêncio por aquí, de não respirar, rs... obrigadão mesmo assim! Ps: Não conseguí enviar o som, tudo em pane, tô teclando da lacraia...
Beijos de foca! :)

2 comentários:

★ Crazy Drile™ disse...

I miss you :(

Foquinha! disse...

Hey Drile, my kangaroo friend, me too!!! Don't forget me... back soon!!!

B
E
I
J
O
o
O
o
Osssssss

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails