segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Homem estreito, coletivo violento

"Para o homem superior não há outros. Ele é o outro de si próprio. Se quer imitar alguém, é a si próprio que procura imitar. Se quer contradizer alguém, é a si mesmo que busca contradizer. Procura ferir-se, a si próprio, no que de mais íntimo tem... faz partidas às suas próprias opiniões, tem longas conversas cheias de desprezo e com as sensações que sente. Todo o homem que há sou Eu. Toda a sociedade está dentro de mim. Eu sou os meus melhores amigos e os meus verdadeiros inimigos. O resto - o que está lá fora - desde as planícies e os montes até às gentes - tudo isso não é senão paisagem..."
Fernando Pessoa
"Entre todos os elementos formadores da personalidade, o mais ativo, depois da raça, é o que determina o agrupamento social ao qual pertencemos. As grandes matanças da Revolução não foram atos individuais. Os seus autores atuavam em grupos: girondinos, dantonistas, hebertistas, robespierristas, termidorianos, etc. Esses grupos, muito mais do que indivíduos, violentamente se combatiam. A originalidade não é tolerada nele. Aquele que quer se diferenciar do seu grupo tem-no inteiramente por inimigo."
Gustave Le Bon

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails